Glossário

Angels

Os Angels, ou investidores-anjos, em tradução livre, são os investidores dispostos a apostar em grandes ideias. Normalmente, esse tipo de estratégia envolve um alto risco, uma vez que as startups que eles decidem apoiar, muitas vezes nem saíram do papel. Não podemos precisar os motivos que guiam as decisões de cada angel, mas, geralmente, esse tipo de estratégia visa ao alto retorno produzido pelos negócios que dão certo.

 

Angel Round

Em tradução livre, rodada de investimento-anjo. É quando os recursos são captados pela startups.

 

Aporte

Normalmente utilizado somente no sentido financeiro, mas no universo das startups, aporte se refere a todo e qualquer apoio oferecido á startup, seja ele financeiro ou intelectual, como mentorias, por exemplo.

 

ARR (Annual Recurring Revenue)

Receita anual recorrente, trata-se da receita decorrente de um plano com um pagamento feito por período.

 

Back of the Napkin

É uma abordagem que utiliza papel e canetas para desenhar as ideias de forma estruturada, a fim de desenvolver o conceito de um produto ou serviço. Como é um recurso visual, permite deixar a criatividade fluir, aumentando o desempenho.

 

Bootstrapping

Esse é um termo usado para dominar o tempo que uma startup consegue sobreviver e gerar um valor com capital próprio, e que oferece maior liberdade para que os empreendedores possam modelar seus negócios . Essa é uma escolha normalmente feita por empreendedores mais experientes e que, muitas vezes, aumenta as chances de investidores externos caso seja necessário.

 

Brainstorming

Técnica em que o grupo compartilha de forma espontânea ideias, com ausência de julgamento, a fim de resolver um problema ou de elaborar uma solução criativa.

 

Break - even

Em português, ponto de equilíbrio. É o momento a partir do qual uma startup vai começar dar lucro, pois as receitas e as despesas tem o mesmo valor, assim, é um dos principais indicadores financeiros de um negócio.

 

Burn Rate

Determina o capital gasto por uma empresa em um mês para se manter em funcionamento, ou seja, indica o período que a startup conseguirá sobreviver com o capital que tem caixa. Além disso, é a métrica utilizada para determinar a sustentabilidade de um negócio, pois determina o período necessário para que ele atinja o break-even.

 

CAC (Customer Acquisition Cost)

Em tradução livre, custo de aquisição de clientes. Termo utilizado como métrica para os gastos que envolvem a atração e retenção de um novo cliente.

 

Cap Table

É a tabela que lista os acionistas de uma empresa, é fundamental para organização e para a fácil localização da porcentagem de participação de um deles.

 

Capacitação de Recursos (Fundrainsing)

Como todo mundo sabe, uma empresa sem capital, e a captação de recursos é exatamente o que o nome diz: a atração de investimentos provindos de bancos, investidores, fundos de investimentos etc.

 

Commodities  

O termo commodities vem da língua inglesa e, no sentido do literal, significa apenas ‘‘mercadorias’’. Antigamente, ele era usado exatamente para este sentido, mas, conforme o mercado global foi desenvolvendo, ele foi ganhando novas características e passou a ser utilizado para todo o tipo de produtos básicos , sem diferenciação e/ou em estado bruto; são ‘‘mercadorias’’ que funcionam como matéria-prima para outros produtos.

 

Churn Rate 

É uma métrica muito importante para as empresa, em especial as startups, pois indica o índice de cancelamento de clientes, ou seja, a quantidade de pessoas que resolveram cancelar o serviço.

 

Cliff

É cláusula contratual que estabelece o período mínimo que um sócio deve permanecer ligado à empresa que direito a participação societária.

 

Crowdfunding

Em tradução livre, financiamento coletivo. É também uma forma de captação de recursos, mas diferentemente da designação anterior, o crownfunding atrai recursos de pessoas físicas, em  sua grande maioria, que acreditam no sucesso de uma ideia – seja ela de uma empresa, um livro, um evento etc. Geralmente  é uma ação executada por meio de uma plataforma especializada. 

 

Deal Breaker 

Expressão utilizada para se referir a um problema, independentemente de usa natureza que, no contexto da negociação, não tem uma solução aparente e que, em última instancia impede o fechamento do negócio.

 

Due Diligence 

Processo interno em vigência em muitas empresas, que visa a investigar, manter e auditar trilhas contábeis e documentos que garantam a idoneidade da pessoa ou empresa alvo da auditoria, para avaliar a visibilidade do tipo de relacionamento a ser estabelecido ou do investimento a ser liberado.

 

Drag Along

Em tradução livre, arrastar ou trazer alguma coisa junto. Essa é a ideia por trás dessa cláusula, que estabelece que os sócios minoritários devam vender suas ações quando os majoritários resolvem faze-lo, ou seja, o investidor interessado na compra ficará com 100% da empresa.

 

Early Stage

Em tradução livre, estágio inicial. Termo utilizado para se referir a empresas de menos de três anos, que se encontram na fase de descoberta e ainda não foram colocadas no mercado para a validação do negócio.

 

Ebitida 

Em inglês, Earnings before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Em português, Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

 

Elevator Pitch

Em tradução livre, discurso de vendas do elevador. Técnica de apresentação de ideias, sejam elas relativas a vendas ou não. É um método que propõe a preparação de apresentação simples, objetivas e diretas, que devem durar aproximadamente 30 segundos, ou seja, o tempo médio de uma viagem de elevador.

 

Equity 

Métrica utilizada para indicar o momento em que uma empresa se torna estável e pode abrir seu capital.

 

Escalabilidade 

Termo muito importante e muito utilizado no universo das startups, refere-se a capacidade que uma empresa tem para entregar o mesmo produto para um público maior.

 

Fluxo de Caixa (Cash Flow)

Expressão utilizada para indicar o volume de capital que entrou e saiu de uma empresa durante um período especifico e é um indicador fundamental para sua gestão financeira.

 

FFF (Family, Friends and Fools) 

Em tradução livre, família, amigos e tolos. Devido a conotação negativa da ultima palavra, muitas vezes é encontrado simplesmente como FF. São os investimentos feitos pelas famílias, amigos e outras pessoas que acreditam cegamente no conceito de uma empresa.

 

Follow on

Valor que os investidores atuais complementam para continuar com a mesma participação.

 

Hurdle Rate 

Taxa mínima de retorno ou atratividade de investimento.

 

ICO (Initial Coin Offering)

Em tradução livre, oferta inicial de moeda, ou criptomoeda, no caso. Refere-se á arrecadação de fundos advinda da venda da criptomoeda em questão. É um conceito similar ao IPO.

 

IPO (Initial Public Offering)

Em português, oferta pública de ações. Essa expressão é utilizada para definir a abertura do capital de uma empresa, ou seja, o momento em que suas ações passam a ser negociadas na bolsa de valores, permitindo a participação de investidores externos, que se se tornarão acionistas da empresa em questão.

 

Jornada do usuário

É uma representação gráfica das etapas de relacionamento do cliente com um produto ou serviço, que descreve os passos percorridos antes, durante e depois da compra e da utilização.

 

Kiss (Keep It Simple Security) 

Modelo contratual criado pelas 500 startups, umas aceleradora de Startups, para substituir as notas convertíveis como instrumento de investimento em startups.

 

M&A (Mergers & Acquisitions) 

Em português, Fusões e Aquisições. Em grandes empresas, refere-se ao departamento responsável pela compra de outras empresas e pelo planejamento de sua gestão e, e em geral, designa também o ato da compra de uma empresa por outra, seja ela como uma simples participação societária ou controle acionário.

 

Mapa de empatia

Permite compreender cada segmento de clientes de uma forma visual, estabelecendo hipóteses claras a respeito das necessidades, comportamentos e outros atributos das pessoas e/ou organizações atendidas por um determinado modelo de negócio. O mapa de empatia tem um simples, mas significante objetivo: descrever o perfil de uma pessoa ou grupo, de modo que seja fácil compreendê-lo.

Mapa Mental

Mapas mentais são diagramas de gestão de informação que podem ser usados para diversos fins, como desenvolvimento de ideias e assimilação de conteúdo. Servem para ilustrar conceitos de maneira não linear. O pensamento humano também é não linear, isto é, não segue uma ordem contínua e certa. Os mapas podem não ser lineares, mas são organizados, o que facilita a sua visualização futura.

 

Mineração de Dados

É o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes, como regras de associação ou sequências temporais, para detectar relacionamentos sistemáticos entre variáveis, detectando assim novos subconjuntos de dados.

 

Modelo de Negócios

É a forma pela qual uma empresa cria valor para todos os seus principais públicos de interesse. Sua utilização ajuda a ver de forma estruturada e unificada os diversos elementos que compõem todas as áreas do negócio.

 

MRR (Monthly Recurring Revenue)

Em português, Receita Mensal Recorrente. É a receita originada de planos com pagamentos feitos por períodos, ou seja, o capital que é injetado mensalmente na empresa por esses planos.

 

Mútuo Conversível

Tipo de contrato que garante um direito a uma porcentagem de participação de acordo com o cumprimento de determinadas cláusulas.

 

MVP (Minimum Viable Product)

O MVP é a tentativa de construir a versão mais simples e enxuta de um produto (ou parte dele), empregando o mínimo de recursos (dinheiro e tempo) possíveis para entregar a principal proposta de valor da sua solução.

 

NDA (Non-Disclosure Agreement) 

Em português, contrato de confidencialidade ou de não divulgação de informações. Refere-se aos contratos que incluem cláusulas que exigem que os termos de uma negociação, as ideias ou materiais que eles regem não sejam divulgados pelos contratos.

 

OMTM (One Metric That Matters) 

Termo que determina a métrica que realmente importa em um determinado contexto.

 

Pitch

Em tradução livre, a acepção geral do termo se refere a um discurso de vendas, mas a palavra Pitch evolui para designar uma técnica que produz uma fala rápida e impactante, que prende a atenção de investidores e/ou mentores durante a apresentação de uma ideia de negócio.

 

Pre - Seed 

Em tradução livre, pré-semente. Essa expressão se refere à fase inicial de um negócio, ou seja, ao estagio anterior ao recebimento do capital-semente.  

 

Private Equity 

Modelo de investimento de grande escala realizado por fundos com maior potencial de investimento, normalmente trata-se de uma etapa posterior ao venture capital.

 

Proposta de Valor

É o que determina se os clientes vão ou não prestar atenção aos seus produtos ou serviços. Se ela for bem desenvolvida permite que seu negócio se destaque dos demais. Trata-se da principal razão pela qual um cliente comprará de você e não do concorrente e deve explicar como o produto resolve um problema e entrega benefícios específicos.

 

Prototipação

É um processo de materialização gradual do conceito desenvolvido por um projeto. O protótipo implementa o conceito para verificar (e também aperfeiçoar) suas qualidades materiais.

 

ROI

Em português, Retorno sobre investimento. É a taxa que demostra o lucro de um investimento e seu calculo permite determinar se ele continua sendo ou é vantajoso para um investidor.

 

Round

Em português, rodada de investimento.

 

Saída 

Termo que se refere à saída de um investidor do quadro acionário da empresa ou startup, ou seja, é o momento em que um sócio vende todas o seu ações para outro acionista da mesma empresa ou as disponibiliza para o mercado.

 

Seed Money

Em tradução livre, dinheiro de semente, e refere-se ao capital investido desde o início de um negocio ate o momento em que ele passe a gerar lucro e é fundamental em startups , pois elas tendem a não possuir o capital necessário para colocar sua ideia em prática.

 

Seed Round

Em tradução livre, rodada de negociação para capital-semente, ou seja, as negociações que visam a captar Seed Money, definido acima, para que uma startup possa começar sua atividades.

 

Series A

Em tradução livre, série A. Refere-se aos investimentos que são realizados depois da seed round, definido acima. Os valores desses investimentos dependem muito do ecossistema no qual as empresas estão inseridas, mas geralmente são superiores a 1 milhão.

 

Series B

Em tradução livre, série B. Refere-se aos investimentos que são realizados depois da séries A, definido acima. Os valores desses investimentos dependem muito do ecossistema no qual as empresas estão inseridas, mas geralmente são superiores a 5 milhões.

 

Series C

Série C. Refere-se aos investimentos que são realizados depois da series B, definido acima. Os valores desses investimentos dependem muito do ecossistema no qual as empresas estão inseridas, mas geralmente são superiores a 10 milhões.

 

Shareholder

Em português, acionista. São os investimentos que tem participação acionária em uma empresa.

 

Smart Contracts

Contratos inteligentes utilizados em rede por meio de blockchain compõem a infraestrutura da rede.

 

Smart Money

Em tradução livre, dinheiro inteligente. Refere-se ao padrão criado pelo Google para classificar a posição em que um site aparece nas buscas e refere-se as ações que a companhia deve executar para aparecer nas primeiras páginas, algo fundamental para as empresa digitais.

 

Spin - Off 

Em português, empresa subsidiária ou processo de criação de empresa subsidiária. Refere-se à criação de empresas derivadas de outras já existentes. O Google, por exemplo, nasceu como buscador, mas várias outras empresas foram criadas a partir dele, como o Google Ads. 

 

Tag Along

Esse termo refere-se á cláusula que oferece proteção aos acionistas minoritários, que tem o direito de vender suas ações caso um investidor maior decida adquirir o negócio.

 

Term Sheet 

Em tradução livre, folha de condições, e se refere ao documento que traz todos os termos e condições mutuamente acordados, entre empreendedores e investidores com relação a investimentos.

 

Tese de Investimento 

Conceito de alinhamento dos objetivos de investimentos feito por uma pessoa ou fundo para investir, buscando sinergia entre as empresas nas quais se investe.

 

Valuation 

Em tradução livre, avaliação ou valoração. É o processo utilizado para estimar o valor de um negócio, quer para venda ou para uma simples determinação.

 

Vale da Morte 

Refere-se ao ponto em que grande parte das startups ‘‘morrem’’, ou seja, abrem falência. Esse momento geralmente se localiza entre a descoberta e a validação, principalmente por problemas no produto, modelo de negócio ou investimentos.

 

Validation

Em português, validação. Refere-se ao período durante o qual a startup busca validar uma pressuposição, ou seja, recolher provas empíricas de que algo é verdadeiro ou não.

 

Venda Complexa 

Como o próprio nome diz, uma venda complexa é complicada a tende a demorar mais tempo para se concretizar, especialmente por envolver muitos tomadores de decisão.

 

Vesting

Tipo de contrato de sociedade que permite estabelecer cláusulas relativas à participação societária e ao papel dos sócios, aumentando a segurança do investimento.

 

VC (Venture Capital)

Em português, capital de risco. Esse mercado se caracteriza pela inovação e pelo alto potencial de retorno, mas, como nem toda inovação realmente nasce para ficar, o risco dos investimentos é bem alto. Em outra acepção, essa expressão também se refere aos investimentos feitos por um fundo de venture capital.

 

Venture Builder

Nome dado às organizações que criam empresas com base em suas ideias e recursos, o que potencializa a sinergia entre elas.

 


Fonte: Pitch Perfeito, Edson Mackeenzy/Copel