Parques tecnológicos - Leste

Curitiba

EM OPERAÇÃO

Campus da Indústria

Localizado em Curitiba, o Campus da Indústria reúne iniciativas do Sistema Fiep e de parceiros da indústria com o objetivo de aumentar a competitividade, a produtividade e a sustentabilidade do setor industrial paranaense e brasileiro por meio da educação, da pesquisa aplicada, da inovação e da melhoria da qualidade de vida da população.

 

Hotmilk/PUC

O Tecnoparque é o hub de inovação da PUCPR, que tem o objetivo de conectar diversos stakeholders de inovação com moderna infra-estrutura de aproximadamente 11.000m2, podendo ser considerado um dos mais importantes hubs de inovação do Paraná e do Brasil. O espaço é dedicado a transferência e ao desenvolvimento de novas tecnologias, permitindo a instalação de empresas de inovação e que possuem sinergia com a universidade. Está no coração do Tecnoparque da Cidade de Curitiba, usufruindo de programas municipais de incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos, oferece oportunidade real de aproveitamento de mão-de-obra qualificada que sai ou ainda está na Universidade.

 

Parque Tecnológico da Saúde - Tecpar

O Parque Tecnológico da Saúde do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) atrai empresas da área da saúde com investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e produção de bens e serviços inovadores. O parque tecnológico está em funcionamento e engloba dois campi do Tecpar: a sede, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), e a unidade Araucária, na região metropolitana de Curitiba.

Atualmente, encontram-se instalados no Parque Tecnológico da Saúde o Tecpar; o Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz), unidade técnico-científica regional da Fundação Oswaldo Cruz no Paraná; e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), criado em parceria entre o Governo do Estado do Paraná e Fiocruz.

Além dessas empresas, a Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), que também está instalada no Parque Tecnológico da Saúde, atua como porta de entrada para empresas tecnológicas inovadoras que queiram ingressar no parque tecnológico. A Intec aproxima essas empresas inovadoras para que, após o desenvolvimento de seus produtos e amadurecimento, possam então ganhar o mercado instaladas dentro do parque tecnológico.

PLANEJAMENTO

Parque de Software de Curitiba

Fundado em 1996, pelo Município de Curitiba em conjunto com a iniciativa privada local, que criou o primeiro parque tecnológico do Brasil, um empreendimento de base tecnológica com foco em inovação e no desenvolvimento local.

Desde sua fundação, o Parque sempre foi destaque no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação Paranaense, atualmente é um ícone para o estado do Paraná, e também modelo para vários parques tecnológicos do Brasil. Atraindo constantemente comitivas internacionais, somente em 2011 e 2012 foram: Tech City de Londres, Cingapura, representantes do Norte da Espanha (Astúrias), Portugal, Lima - Peru, Filipinas, Canadá e Cônsul do Reino Unido.