Tecpar

Living Lab

O Tecpar estruturou o programa de Living Lab que transformou o câmpus CIC em um ecossistema de inovação. O objetivo é usar o espaço como um laboratório a céu aberto para testar ideias de serviços ou produtos tecnológicos e avaliar a sua eficiência.

O Living Lab do Tecpar atua nas seguintes linhas tecnológicas:

  • Geração e gestão de energias limpas e/ou renováveis;
  • Tecnologias para smart cities (cidades inteligentes);
  • Telecomunicações e conectividade;
  • Manufatura avançada e transformação digital;
  • Agricultura de precisão e/ou aumento de produtividade;
  • Educação;
  • Infraestrutura rural sustentável;

Para mais informações acesse: bit.ly/39KdG08

 

Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec)

Criada em 1989 para estimular a geração e instalação de empresas de base tecnológica no Paraná, a Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) foi a primeira incubadora do Estado com este perfil. Ao longo de sua história já deu suporte a mais de 100 negócios inovadores.

A incubadora oferece vagas de incubação nas modalidades residente (campus Curitiba) e não residente. Para participar do processo seletivo o empreendedor ou empresário deve submeter seu Plano de Negócios à avaliação de uma banca julgadora. O projeto deve conter três requisitos: inovação, base tecnológica e prova de conceito ou protótipo.

Para mais informações acesse: bit.ly/3tPuhqb

 

Selo Tecpar de Inovação

O Selo Tecpar de Inovação, oferecido pela Agência de Inovação do Tecpar, é um serviço que consiste em avaliação e reconhecimento formal do grau de novidade e viabilidade de ideias de novos produtos (físicos ou softwares), independentemente do modelo de negócio para o qual foram desenvolvidos.

A avaliação poderá ser aplicada a diferentes graus de desenvolvimento ou maturidade do produto, seja ele apenas uma concepção (projeto ou ideia), um protótipo ou um produto pronto recém-lançado ou não lançado. O modelo de negócio do produto, candidato ao Selo, deverá ser definido anteriormente à avaliação, já que a viabilidade do produto está intimamente atrelada à forma com que será exposto comercialmente. Além disto, o próprio desenvolvimento do produto poderá depender da definição do seu futuro modelo de negócio.

Portanto, a avaliação do Selo de Inovação pode avaliar modelos de serviços em que o produto em desenvolvimento (ou desenvolvido) seja o fator crítico para a solução. O reconhecimento da inovação será fornecido somente à pessoa (física ou jurídica) idealizadora do produto ou software.

O nível de inovação da solução deverá ter relevância, no mínimo, em nível de Estado, ou seja, deve apresentar uma solução inédita, pelo menos, no Estado onde será aplicada.

Para mais informações acesse: bit.ly/39Citkg

 

Parque Tecnológico da Saúde

O Parque Tecnológico da Saúde do Instituto de Tecnologia do Paraná atrai empresas da área da saúde com investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e produção de bens e serviços inovadores. O parque tecnológico está em funcionamento e engloba dois campi do Tecpar: a sede, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), e a unidade Araucária, na região metropolitana de Curitiba.

Atualmente, encontram-se instalados no Parque Tecnológico da Saúde o Tecpar; o Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz), unidade técnico-científica regional da Fundação Oswaldo Cruz no Paraná; e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), criado em parceria entre o Governo do Estado do Paraná e Fiocruz.

Além dessas empresas, a Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), que também está instalada no Parque Tecnológico da Saúde, atua como porta de entrada para empresas tecnológicas inovadoras que queiram ingressar no parque tecnológico. A Intec aproxima essas empresas inovadoras para que, após o desenvolvimento de seus produtos e amadurecimento, possam então ganhar o mercado instaladas dentro do parque tecnológico.

Para mais informações acesse: bit.ly/3tNbgVm

 

Núcleo de Inovação Tecnológica do Paraná (Nitpar)

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do Paraná (Nitpar), que tem como objetivo intensificar o repasse da capacidade científica e tecnológica existentes nas Instituições da Ciência, Tecnologia e Inovação para a sociedade em geral.

Desde sua fundação em 2007, com o apoio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária, a missão do Nitpar tem sido contribuir com a sociedade paranaense e os Núcleos de Inovação Tecnológicas das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) incentivando a inovação, transferência de tecnologia, treinamento, capacitação e uso do sistema de propriedade intelectual.

Para mais informações acesse: bit.ly/3xJWKyx